terça-feira, 24 de maio de 2016

O que é o positivismo?

Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo é a de que o conhecimento científico deve ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.
O principal idealizador do movimento positivista foi o pensador francês Auguste Comte (1798-1857), ganhando destaque internacional entre metade do século XIX e começo do XX. Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos devem ser ignorados, pois não colaboram para o desenvolvimento da humanidade.
De acordo com os princípios de Auguste, as primeiras ideias do que viria a ser o Positivismo surgiram como uma ramificação do Iluminismo, a partir das crises sociais que explodiram na Europa no fim da Idade Média e com a chamada "sociedade industrial", marcada pela Revolução Francesa.
Curiosidade : nos ultimos anos da vida de Comte ele se dedicou a elaborar uma religião positivista, com a razão e o conhecimento em seu centro, essa religião chamaria a unidade humana em nome da ordem e do progresso.
No Brasil  a Igreja Positivisa ainda possui uma sede no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário